Ibitipoca entre 06 e 07 de Fevereiro de 2010

Ibitipoca... quem nunca foi deve ir!É um Lugar maravilhoso e sao apenas 73Km de Juiz de Fora, com o google maps não tem erro.

O medo que reinava de que o carro não iria subir já não faz mais sentido, pois as ruas foram reformadas e todo o parque está sinalizado. Para quem não tem carro existe a opcao de ir de ônibus que sai de Juiz de Fora em direacao a Lima Duate. Chegando lá tem outro ônibus, o "jatão" que leva até Ibitipoca (a 23 Km). O horário do Jatão está de acordo com a chegada do onibus de Juiz de Fora, se não me engano, tem em dois horários. Chegando em Ibiti, vc pega uma combi que custa três reais para ir até o parque.

Para dormir vc pode procurar pousadas na cidade ou entrar no clima das trilhas e fazer um camping que custa 20reais/pessoas dia. Para entrar no parque paga-se 10 reais e estudante meia.

Uma vez no parque encontra-se três caminhos: Janela do Céu, Circuitos das Águas e Pico do Pião. O primeiro é o mais difícil num total de 16Km, o segunda é bem tranquilo num total de 5Km e o terceiro eu não conheço, mas pelo que me lembro são 10Km.

Lá você encontrá algumas grutas, por favor, entre nelas! Não sabia que existia uma coisa tão legal quanto gruta. Total escuridão que te faz mergulhar na duvida que te traz o medo e o desafio. Claro, precisa-se de uma lanterna senão vc não sai do lugar.

Fomos com o Casalzinho Campeão, Jeferson e Helô. No primeiro dia fizemos o circuito da Janela do Céu, e entrei em todas as grutas que achava. De noite comemos na cidade e em seguida fomos para a pousada (não foi minha escolha, eu queria fazer camping, mas apesar de adorar aventuras e fortes emoçoes, contrariar minha namorada é algo que ainda não criei coragem).
Segundo dia Juliana e eu acordamos mais cedo para fazer o Circuito das Águas, adivinha por que tem esse nome! Com isso almoçamos e voltamos para Juiz de Fora.

Além da Parque Estadual de Ibitipoca tem outras áreas particulares com belas cachoeiras que você pode visitar, mas nao tenho informações sobre elas. Tambem nao as visitei, ainda. Procure um centro de informaçoes turísticas que pode te ser muito útil.

Dicas Importantes:

- Primeira e mais importante, protetor solar, principalmente se for fazer o circuido da janela do Céu (tenta adivinhar por que essa tambem tem esse nome).

- Com três dias vc consegue curtir bem o lugar

- O Camping é bem organizado, é quase uma barraca no quintal de casa.

- Leve uma lanterna boa, de verdade mesmo, não pense que verá alguma coisa dentro das grutas com akelas luzinhas de celular ou lanteranas de 1,99R$.

Se divirta-se!