Hábitos de Leitura - (Plágio da Manu Magalhões)


 
Tenho uma amiga que escreve muito bem e ultimamente tenho visitado o blog dela. Seu nome é Manu, grande Manuzao pros íntimos. 
Blog da Manu: http://traversura.blogspot.com/

Essa postagem é resultando de um comentário que fiz no post dela, entitulado "hábitos de leitura" no qual ela descreve as manias dela com livros. Acomentário, porem, ficou tao grande que pode ser considerado um post dentro do post. Por isso resolvi postar meus próprios hábitos que nada mais é que meu comentário aos da manu.

A segui, a postagem:

"Manulita. Li seus hábitos de leitura, mas como nao consegui comentar lá no desconheço, vou postar aki mesmo =)

Muito maneiro seus hábitos, ri bastante e me lembrei qdo vc falou que realmente nao le best seller (metidinha..rs)

Concordo de que o livro tem que nos deixar inquieto com o assunto, pensando e questionando o tempo todo. E já q que vc gosta de recomendações, leia "o mundo assombrado pelos demônios" Carl Sagan.
É um livro do método científico, quase uma filosofia de vida. Ele questiona as pessoas excessivamente crédulas que acreditam em qualquer história e aborda um pensamento crítico, de provar toda verdade que lhe é apresentada. Tenho certeza de q vc vai gostar. Estou o recomendando a todos aqueles que são verdadeiros amantes dos livro.

Continuando a falar sobre os hábitos, diferente de vc eu sempre procuro o dicionário. Se nao consigo descrever de forma clara a palavra q me chama a atenção, a sublinho e escrevo na capa a palavra, sua página e a tradução do dicionário online. Tem casos que só a capa não dá conta e sou obrigado a rabiscas todas as outras páginas em branco do começo do livro (caso do "mundo assombrado pelos demônios). Nem sempre tenho paciência de traduzir a palavra na mesma hora e assim sigo a leitura na base da "intuição". Resolvi destacar as palavras, pois percebi que estou com o vocabulário muito pobre. Quem sabe quando eu já estiver craque igual a vc, com dois blog super bacanas, possa enfim perder esse hábito?..rs

Ao contrário de vc, eu marco a página que parei sim heheh... Só se tiver anos que não vejo o livro que começo a leitura de onde me lembro. De outra forma, fico muito perdido. Começo a leitura de um ponto e quando vejo já li aquilo... Então vou pra frente e o mesmo se repete até que já não sei exatamente onde parei. Todavia, costumo seccionar minhas leituras em capítulos, isso facilita a retomada das atividades sem muito embaraço.

Acredito que tenho um gosto peculiar para livros. Adoro Biografias, mas pela experiência, tenho visto que as da coleção POCKET BOOK são muito ruins. A meu ver, biografia tem que ser igual texto jornalístico, imparcial. Detesto começar a ler a vida de um gênio e ver que o(a) autor(a) está puxando o saco do protagonista, não gosto que mimam as pessoas, muito menos os grandes visionários que tanto admiro. Leitura boa é aquela na qual se evidencia todas as falhas e acertos dos Super dotados, pois dessa forma vê-se que eles são humanos e com muitas características e experiências iguais as nossas - ou seja, também podemos ser gênios =D. Ademais, procuro ler livros bons, mas BONS com todas as letras maiúsculas. A leitura demanda muito tempo, diferente de um filme que dura poucas horas. Então, busco em determinado assunto os melhores autores, aquelas pessoas que deram suas vidas naquilo e sabem o que estão falando. Livros históricos também me agradam de particular modo, exemplo, Uma breve história do mundo;... Se tiver algum desses pra me recomendar, eu qro! =)

 

O que me deixa puto da vida numa leitura é encontrar erros nela. Pior ainda quando é um erro que me acompanha da primeira à última página. Pode ser um erro gramatical, técnico, ortográfico... A vontade que tenho é de rabiscar corrigindo o livro. Também gosto do livro impresso, tocas as folhas e guardá-los na estande para depois refletir "Nossa, li isso tudo. Devo ter aprendido bastante, estar super inteligente. Que legal! =). É muito ruim encontrar um erro num livro em .pdf e não poder corrigi-lo hauhauah ...

Um hábito que tenho é de terminar o livro. Por pior que ele seja, tento lê-lo até o final. Detesto coisas pela metade. E em função desse hábito, estou trabalhando para adquirir outro, o de ler bem a contra-capa, introdução e se possível o primeiro capitulo para não descobrir que o livro é ruim só quando chegar em casa e ser obrigado e lê-lo até o final.

Uau.. Não tinha a intenção de fazer outra postagem aki hehe... Vou copiar e colar no meu blog.

Beijos Minha Querida!"

Boa Leitura, Engenheiro Eletricista Guilherme Fonseca