A mais longa das postagens











Holla Amigo (descobri a pouco tempo que "amigo" em espanhol e "amigo" mesmo e não "amico" como estava escrevendo!)

Hoje está sendo um dia especial para mim. Como se já fosse o último dia estou comemorando e fechando com chave de ouro o meu penúltimo dia de pedalada. Amanhã, domingo, dia 15/03/2010, chego finalmente a Buenos Aires para sacar minha foto no Obelisco.

Os planos eram de ficar dois dias ( 9 e10/03/2010) em Santa Fe, depois fazer em dois dias o percurso de 170Km ate Rosario e depois mais três dias para chegar em Buenos Aires (300Km). Tentado a ficar mais um dia na capital Santa Fe para andar de barco, decidi que descontaria fazendo os 170Km ate Rosario em um dia. Nao deu outra, o fiz, me animei e farei Buenos Aires em dois dias (150Km e 150Km). Isso me dar um total de aproximadamente 470Km em três dias.

Me animei em pedalar, mas não estive assim desde que cheguei. A história é a seguinte; meu cartão internacional so funciona no Brasil, com isso passei uns dias de peleja comendo so pães e controlando os ultimos 4 pesos para entrar na net e falar com meus amigos e namorada os quais dei muito trabalho. O meu querido e salvador primo Pires que o diga; Encarou fila de banco por três dias até que conseguisse me enviar o dinhiero via Western Union.
Esses foram dias cansativos, em que pegava estrada na esperança de que o dinheiro caísse naquele dia, senão nao teria aonde dormir. Não que a sorte me tivesse virado as costas, mas cheguei em San Justo sem dinheiro, dormi com fome e paguei o hotel só no dia seguinte. Meu ultimo dia em Santa Fe também fiquei sem dinheiro, porém estava em CouchSurfing, com isso não corria o perigo de passar fome nem de dormir na rua. Aproveitei minha ultima noite para comer bastante caso meu primo nao conseguisse me enviar o dinheiro e assim partir com apenas 4 miseros pesos para fazer 170Km e sem saber se chegaria em Rosario abonado ou durim durim.

Toda essa situação estava me desanimando, sem falar o sono em que estava. Tive que acordar cedo para conseguir percorrer os 170Km antes do anoitecer. Pedalava, pedalava, pedalava... as horas se consumiam, lentamente e como pensamentos me vinha as limitadas coisas que podia fazer com os miseros 4,00 pesos verso as grandes necessidades que tinha. Nao acreditei quando olhei no relogio e constatei que nao tinha se passado nem 2 horas que tomei o cafe da manha na casa da minha Couch, Victoria, e ja estava com fome.

"Será que dar pra compras uns paes e ainda olhar a net para pegar o codigo para sacar o dinheiro? Mas se o Pires nao conseguiu? Vou ter que falar com a JU de novo. MAs dessa forma terei que entrar em outra lah house. Como faço para chama-la se ela nao estiver online, o dinheiro nao dar para ligar... "
Depois de analizar todas as possibilidades me presentiei com dois paenzinhos que foram 1.20 pesos para poder completar os proximos 120Km que faltavam.

Fome, sono, cansaço e falta do que fazer na estada... combinaçao perfeita para te fazer desistir. Ainda podia voltar para Santa Fe e ficar na Victoria ate que o dinheiro chegasse e termanar o passeio de onibus. Porem so me faltavam 400Km, ja tinha feito 1250Km, falei com um monte de gente e ate sai no Jornal... O que fazer? E a cada pedalada o desanimo crescia e o pensamento de desistir ao perto do final ia começando a criar formas.

Foi em Barrancos em que um casal de meia idade (58 anos. A isso ja se chama de meia idade? ) parou sua caminhote ao meu lado e começou a fazer as perguntas que eu ja estava acostumado. Se despediram me dando mais para concentrar no pedal. Menos de 1Km estava o casal me chamando novamente, dessa vez estacionados. Respondi o chamado pensando "vai que eles me convidam para almoçar".

"Que linda viaje stays hacendo, que lastima que non tienes tiempo por que queriamos te invidar para almoçar"
"Nao te preocupes. Yo tengo tiempo, vamos comer"

Nao deu outra, o casal me convidou para almoçar, e que almoço, comi muito e feliz! Tambem se tratava de dois ciclistas proficionais que possuiam mais de 100 trofeus em sua casa. Me contaram que todos os ciclistas que veem na estrada os leva para almoçar e passar a noite. Junto com o casal apareceram amigos e familiares, todos super bacanas, um era caçador e me convidou para voltar e caçamos algum dia, que maneiro! Me levaram a radio aonde dei entrevista (o video esta no youtube, no meu espanhol terrivel.rs) e na partida fizeram 25Km comigo.

Depois de mais de 1000Km solitarios na estrada foi muuuito bom ter alguem pedalando comigo. Os 25Km passaram voando, os deixei com tristeza, mas fizemos uma troca da garrafinha de agua como recordaçao. Os proximos 80Km passaram de forma diferente, com a animaçao que sitei pela primeira vez nesse texto.

A Argentina e um pais engraçado. Em meu primeiro dia, ao cruzar a fornteira começou a chover. Nao deixei isso me afetar, mas em seguida o pneu furou. Tudo bem, o colei. Mais 10Km e fura de novo, no meio da estrada isolado de tudo. Era meu primeiro dia, minhas primeiras horas nas Rutas Argentinas. Nesse dia encurtei meu destino ficando numa cidadizinha em que todos eram primos, de tao pequena. La encontrei hotel, apenas um muquifo mal cheiro em que paguei 35 pesos (carissimoooo. Aquele lugar valia no maximo 15 pesos) por nao ter ideia de quanto custava as diarias. Essas foram as boas vindas da Argentina, como quem diz, "volta para o seu pais seu louco). No dia seguinte encarei terriveis subidas com vento contra ate Puerto Rico, cidade que acabei ficando dois dias para descansar.

Assim fui recebido, de forma aspera e dura, mas no dia em que pensei em desistir tudo meu correu bem. O vento nao estava ruim, o tempo ficou nublado para me protejer do sol, quando fiquei sem comida um casal e em seguida toda uma turma me recebe, me alimente. La vejo na internet que o dinheiro caiu. Ganho compainha para pedalar 25Km. A mesma Argentina que a 16 dias nao foi com minha cara nao deixou com que eu desistisse me dando varios presentes em um so dia, o dia em que tudo deu certo. Acho que a conquistei no decorrer das longas horas que em que passava na estrada, as vezes filmando, tirando foto, pensando e ate gritando e praguejando o tempo que ano passava. Chegando em Rosario pude sacar o dinheiro no correio sem precisar esperar o dia seguinte para ir ao banco. Tive tempo para conhecer os lugares turisticos, falei com minha namorada no Skype. Tudo de bom, um dia de sorte!

Hoje não consegui acordar cedo e peguei um solão na estrada. O pneu também furou e na estrada que leva a Buenos Aires onde é proibido o tráfego de bicicletas. Tudo bem! Estou muito tranquilo, me levantei pensando "É oultimo Dia". O animo está a mil e apensar de alguns praguejamentos e gritos na estrada estou bien! Fui para duas vezes pela policia que me mandou sair sa estrada. Na segunda vez assinei um termo de responsabilidade que me dar a liberdade de pedalar por lah. O vento fortíssimo ficou a maior parte a meu favor, com isso fiz uma media maior a 30Km/h. Só não sabia aonde ia parar para dormir, meu objetivo era deixar apenas 150Km para amanhã. Acabei ficando numa cidade chamada "San Pedro", nome familiar.

Es o ultimo dia que pago hotel, chega de "qual e la estancia mas economica?" Estou escrevendo de um hotel 3 estrelas. Tem internet, duas piscinas, cafe da manhã, quarto excelente e até... brasileiros. O rango também foi caprichado. Depois de almoçar salada, carne e macarrão (uma alimentação de atleta) mergulhei na lasanha, macarrão de novo e salada de frutas com sorvete.
O melhor de tudo es que não gastei muito mais que 200 pesos (100 reais).

A sensação que experimento es "Consegui! Acabou!". Es muito bom vencer um desafio. Ainda tenho mais 150Km pela frente, caminho que conquisto amanhã, no auge no ânimo! Hoje vivo a frase "Não há conquista sem sacrifício". Suar e ter o que es seu, CONQUISTAR, es o que trás a felicidade e agora me sinto muito feliz! Acho que vou experimentar essa sensação novamente junto com um monte de outros homens. Não pense besteira, me refiro a formatura da minha turma de Engenharia Eletrica cheia de "sacudos", porém salva por quatro belas meninas. Cinco anos de estudos, lutas e amizades serão consumados.

Esta foi minha postagem, uma das mais longas, não somente em letras, mas em experiências. Na próxima terei terminado minha "aventura de médio porte" com um resumo geral e fotos da bike no Obelisco!

Hasta Luogo Amigo!
Boa Aventura, David Guilherme.

3 comentários:

  1. Meu Querido Amigo ‘Paulo Coelho’,

    Me emociono a cada letrinha sua, a cada parágrafo....

    Como vc mesmo escreveu, “A Argentina é engraçada.. fui conquistando-a a cada dia...”.. E assim, até a Argentina se entregou ao seu carisma e personalidade...

    Ler tudo isso me lembra muito a digníssima obra “O Diário de Um Mago”, com a mesma MAGIA que vc faz as coisas acontecerem, com os mesmos milagres q vc faz a Argentina sorrir pra vc... Com a diferença de q , no seu caso, TUDO É MUITO MAIS REAL, e ainda por cima, à bordo der uma bicicleta..

    Parabéns por MAIS ESTA conquista.. Das muitas ainda que por aí ainda virão; quem sabe um dia, ainda estarei lendo este mesmo Diário, diretamente do Afeganistão! Heheh

    Um Abraço, Meu Amigo, espero ansioso pra saber mais sobre toda a sua História!

    ResponderExcluir
  2. eta porra heim. que massa velho! estou aqui pensando.. que diabos estou fazendo aqui? eu deveria ter vindo só no meio do ano.
    470 Km em 3 dias? nem parece o reclamão que conheci em jf.. tá fodão mesmo heim.
    Parabéns aí velhinho.. e continue se preparando, porquê eu não parei ainda não.
    Inté

    p.s.: vou ter que parar de ler Amyr Klink para ler David Guilherme.. sua escrita tá ficando sinistra maluco.. fora a densidade de aventuras.. é isso aí. Desse jeito, quando você for visitar o cara, ele é quem vai querer seu autógrafo

    ResponderExcluir
  3. ow, eu não sou muito chegado a leitura, mas sua história estava tão interessante que li até o final e ainda to com vontade de ler novamente. Parabéns Guilherme, estaremos juntos na próxima aventura!

    quem é o primo Pires que depositou o dinheiro pra vc ?

    ResponderExcluir