O Alienista.

"SERÁ QUE NESSE MUNDO SÓ TEM MALUCO? OU SERÃO SÓ LÚCIDOS"
"ACHO QUE ALGUÉM AQUI PIROU... ANDO DESCONFIADO QUE ESSE CARA SOU EU"



Machado de Assis, em seu livro, O Alienista, "recrutava" as pessoas loucas de seu tempo para o sanatório. Quando o personagem percebeu que mais da metade da população tinha sido internada, ele inverteu a situação, quem estava como sã passou a ser louco e os loucos passaram a serem sãos.
Raciocínio interessante o do escritor. Loucura foi definida como sendo a pessoa que agisse diferente da maioria. No final do livro o próprio personagem se tem como louco se internando sozinho.


 
O século virou, mas o Alienista continua vivo e adivinha em quem... Felizmente, ou infelizmente, em mim.

O antigo Alienista questionava "Pessoas deixando de fazer e viver a própria vida para falar das atitudes alheias! Estranho, muito estranho."
O Alienista atual questiona " Pessoas vão para o bar, gastam, embebedam-se e volta para casa. Passam seis meses sem dar um beijo na boca, sem dançar, sem viajar. Se satisfazem apenas com a cervejinha de cada dia. Estranho, muito estranho"

Sou muito diferentes das pessoas que me cercam. Sou animado, tenho disposição e entro em desespero quando vejo um belo final de semana sendo perdido. Gosto dos dias de sol, adoro estrada e não consigo acorda cedo. Quando coloco alguma coisa na cabeça, já era, só paro quando consegui.
Tenho garra e vontade de viver, fazer coisas grandes, me destacar, ter história para contar e não precisar falar da vida dos outros por falta de assunto. Adoro chegar na mulherada, sentir um friozinho na barriga, conhecer uma estranha e fazer dela uma pessoa próxima.
Não me importo com o que estão pensando de mim e ao mesmo tempo levo em consideração a opnião de quem é importante para mim. (Apesar de que quando a idéia está na cabeça... não tem jeito..rs)
Eu saio sozinho, danço sozinho, viajo sozinho e as vezes, até sozinho eu falo e rio..rs
Se for esperar alguém para me acompanhar ou depender da aprovação alheia para agir, não viverei.

Não consigo ir para um bar, beber, ficar 'alegrinho' e ir dormi. Não aceito as desculpas de provas, sono, dinheiro, trabalho etc como verdadeiro motivo para ficar em casa. É claro que, em determinadas ocasiões, temos de abrir mão de um prazer em prol dos compromissos. Todavia, acredito que tais compromissos são usados muitas vezes como escudo, como justificativa para a própria pessoa poder ficar em casa sem se questionar.

Conheço pessoas que vieram ao Rio de Janeiro em plenas férias, deu cabo à sua obrigação e voltou para sua cidade em Minas, sem ao menos almoçar na praia. Como pode??? As desculpas que ouço são:
Não tenho lugar para ficar. Vai para um hotel.
Não tenho dinheiro para hotel. Vai para uma boite, chega em geral, vira a noite dançando e volta no dia seguinte.
Não tenho tempo. Qual é, estamos de férias.

A última postagem narra uma viagem que fiz a Niteroi e Rio em apenas um fim de semana. Fui com um amigo, grande Grilão (ainda bem que vc existe, meu caro..rs). Combinamos por alto durante a semana e partimos sábado 11hs. No restante do mês, Grilão, passou a comer o pão que o diabo amassou, ou pelo menos deixou de comer os sagrados Hamburgueres da lanchonete em frente sua casa. Eu também tive meus apertos. Não adianta, por mais tranqüila que seja a viagem, terá gastos. Porem, conhecemos gente bonita e lugares novos, dançamos, zoamos muito na Lapa, vimos o dedo de Deus, praias. Curtimos a dúvida de não saber exatamente aonde estávamos e o ventinho da moto a 100Km/h... E ai, valeu a pena? Para nós valeu demais, para outros talvez comer o hamburguer até o final do mês fosse mais interessante. Por isso me identifico tanto com essa frase de Fernando Pessoa "Tudo vale a pena se a alma não é pequena".

Lendo essa postagem você deve chegar à conclusão, "Esse cara é doido". Pois bem, acho que você tem razão. Tive um cuidado para não exagerar e o que foi escrito está na medida correta.

Assinado, o Alienista do século XXI que se internou!

2 comentários:

  1. Meu Querido Amigo...

    Sempre abrilhantando tanto meus olhos com iluminadas palavras...
    Intelectuais, por sinal...
    Usou a base do 'Alienista' de forma precisa, e me trouxe um conforto danado, sabendo o qto somos parecidos....
    Me fez ter a certeza de q Alienista algum me avaliaria como uma pessoa louca, simplesmente pq somos diferentes, pq não fazemos parte deste padrão desta maldita e hipócrita sociedade....

    Mostre este texto pro nosso caro Dantas...Afinal, ele ainda tem muito o q aprender com vc, no q se refere ao quesito "VIVER A VIDA!" hehe

    Vc sempre me traz o carinho de um irmão q sempre quis ter, e qdo estou com vc, me sinto mais humano, mais normal, mais alegre, MUITO MAIS FELIZ!!


    Te agradeço tanto por existir, meu querido amigo, q não tenho palavras pra expressar o qto curti seu texto no seu blog..
    Só estou lendo e relendo novamente... aprendendo contigo, e percebendo o qto uma Amizade Completa pode existir!
    PARABÉNS PELO TEXTO, E POR SER ESTA PESSOA Q VC É!
    Saudade ou nostalgia? RSS sei lá, só sei q é smepre bom ter notícias suas!
    Some não, e se cuida!
    Um Forte Abraço

    ResponderExcluir
  2. ohh bilogalo
    valeu a homenagem ali no blog
    faço de mim as mesmas palavras

    agora que vc é louco,bem isso nao precisava nem escrever
    uahhuauha
    a gente ja sabe

    ResponderExcluir