Travessia Serra dos Órgãos 2e3 de abril/2010

Essa Postagem começa por aki ....

deixa ver.. ehh

.


.

"Achei uma seta"

Agora ela vai por lá, lá e lá...

Droga!...
Estamos Perdido de novo!



Esse foi o contexto da nossa travessia, procura de setas pela madrugada no alto da montanha fria e nublada, 17 horas de subidas e descidas e um doido desequipado falando "vamos andar mais, vamos fazer tudo em um dia". Pois eh, o doido era eu mesmo.
Agora me iniciei às aventuras de trekking e montanhismo. Não se trata de um esporte de adrenalina, mas te presenteia com belas vistas e fotos alem de ser mais fácil para arrastar a namorada e fazer novas amizades.

Falando em amizades, tudo começou com algumas trocas de email com a galera do "Aventuras na Kombi". Nos conhecemos pela net e logo estávamos fazendo a travessia da Serra dos Órgãos em dois dias. Uma das travessias mais bonitas do Brasil, 30 Km cruzando Petrópolis a Teresópolis e realizada normalmente em três dias.

Dizem que amizades de perrengue dura para sempre. Assim espero, pois adorei conhecer Guilherme e Raquel, aventureiros que me fizeram ver que não estou sozinho no mundo, pelo menos não tanto quanto imaginava. O gosto pelo menos livros e o interesse pela aventura não era dividido com ninguém desde que o Elton foi para o Canadá. Entendi perfeitamente quando o Guilherme brincou "Quero conhecer gente normal. Vocês são muito animados."

Os imprevistos começaram na rodoviário. O ónibus para o Rio estava lotado e tivemos que esperar mais 2,5hs para partir (saimos as 4:30hs da manha). No final, a caminhada que era para começar 08:00hs deu inicio 12:30hs. Como resultado de nosso atraso iríamos pegar caminhada de noite.

Esse foi meu primeiro montanhismo. Já havia feito Ibitipoca, como foi narrado anteriormente, porem, montanha é OUTRA coisa. Não tínhamos plaquinhas nem trilha clara por onde nos guiar. O GPS não tinha a trilha mais importante e difícil do caminho, o que foi uma surpresa. Depois de 7hs andando, nos encontrávamos numa chapada no alto da montanha vendo as estrelas que pareciam estar mais próximas e a cidade do Rio toda iluminada. Tudo estaria perfeito pelo se não estivéssemos perdidos. O Guilherme ficou na posição fetal deitado nas pedras, o que aquilo significava? Depois de alguns minutos descobrimos que ele estava pensando. Que jeito estranho para fazer isso!



















Nesse contexto começamos nossa caça as trilhas. Descemos por um caminho, chegamos numa cachoeirinha, procuramos por uma hora e nada. Ao tentar voltar quase no perdemos de novo. De volta ao chapado, dessa vez Guilherme não iniciou seu tantra e Raquel quem tomou a a frente. Começamos a buscar setinhas pelo pedras. No montanhismo, as pessoas costumam marcar as trilhas com setas e montinhos de pedras e foi nisso que tivemos que nos guiar. A única dificuldade era que estava de noite, nublado, as setas eram fracas, pequenas, tinha setas erradas, as vezes nem tinha seta... mas tudo isso são pequenos detalhes.

Uma hora seguindo as setas e chegamos novamente na bentita cachoeira de antes. "Put#$%¨&* $%¨ %¨&* Paril!" Iniciamos outra busca por ali e encontramos uma trilha sem marcação. Seguimos-la até que "SETAAAA... uHUHHhhUhu"... Comemoramos pois em seguida está o pontilhão, depois o elevador, garrafão, cavalim e abrigo. Em 2 horas chegaríamos, isso era 21:30hs. Comemos alguma coisa, e já saindo tivemos uma pequena perda, mas nada grave, depois do cavalim nos perdemos de novo, mas conseguimos achar. Mais adiante também . E de novo, again, à nouveau, oltra volta, de novo... Já era meia noite e estávamos perdido. Depois de procuras e procuras atrás de setas achamos o caminho. Já devia ser 01:00hr, porem faltava pouco, umas duas horas a mais.

Não me lembro quais foram os exatos lugares em que nos perdemos nem as respequitivas horas, só sei que esse papo de "falta só mais duas horas" durou até cinco da manha e nós nos perdemos em toda santa trilha, fizemos questão de nos perder até exatamente no abrigo. A essa altura, segundo a Raquel, todo mundo estava no Offline. Quando chegamos, as pessoas estavam acordando para ver o nascer o sol, mas nós só queríamos dormir. Acordo feliz as 13hs e descubro que sou motivo de piada. Acontece que quando cheguei, fui entrando e parei no quarto errado. La um rapaz me perguntou se eu havia feito reserva.

"Acho que sim"
"Mas vc tem que pagar"
"Não, eu já paguei"
"Pagou para quem? Pagou para vc fulando...." ... "Para mim não..."
"Eu já paguei sim. Na entrada do parque eu paguei três coisas, não é possível que uma delas não seja a reserva"
"Você não vai poder dormir..."
"Cara, eu só quero dormir. Pera ai que vou chamar o Guilherme, ele tá com os papeis... Droga, o celular não funciona"

Esse diálogo foi interrompido com a chegada da Raquel que esclareceu tudo. Realmente faltava eu pagar, mas a reserva tinha sido feita. Dessa forma consegui dormir, mas a zoação não tinha terminado. Durante a noite, não sei porque cargas d'agua, fui para cima do Guilherme... duas vezes. Que coisa horrível! No dia seguinte só se falava disso.

"O cara veio para cima de mim durante a noite"
"Eu fiquei atrás da porta ouvindo ele falar com o rapaz o abrigo e morrendo de rir"
"você estava muito engraçado ontem a noite querendo dormir"...
É como sempre digo, perderemos o amigo, mas não a piada!

Depois disso não enfrentamos mais dificuldades. Andamos uns 12Km, um pouquinho de noite e fomos para o Rio de Janeiro. No dia seguinte curtimos uma prainha e nesse domingo começou a chuva do "2012" que destruiu Teresópolis e toda a região dos lagos. Imagina se estivéssemos na travessia...

Boa Aventura! David Guilherme.

3 comentários:

  1. que foda! depois passo por aqui de novo pra comentar direito.

    ResponderExcluir
  2. Visual Novo, hein!!
    Ficou MASSA!
    =)

    Hey, vi um pouquinho de sua matéria no Canal 5! A edição ficou caprichadíssima!

    Ah! E por falar em coisas novas pro Blog, já ouviu falar do Google Adsense? Acho que seria muito legal vc incluir os anúncios no seu blog...
    TÔ montando um Blog pra mim - www.cirojorge.com.br

    Já tá ficando pronto, já já vai dar pra navegar por lá e ter as melhores notícias sobre Política, SDireito e Cidadania.

    Um Abraço pro meu Querido Guilhermino!

    ResponderExcluir
  3. Visual Novo, hein!!
    Ficou MASSA!
    =)

    Hey, vi um pouquinho de sua matéria no Canal 5! A edição ficou caprichadíssima!

    Ah! E por falar em coisas novas pro Blog, já ouviu falar do Google Adsense? Acho que seria muito legal vc incluir os anúncios no seu blog...
    TÔ montando um Site pra mim - www.cirojorge.com.br

    Já tá ficando pronto, já já vai dar pra navegar por lá e ter as melhores notícias sobre Política, SDireito e Cidadania.

    Um Abraço pro meu Querido Guilhermino!

    ResponderExcluir